Golpes do amor e outras formas de violência: um debate necessário sobre o envelhecimento
O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data que integra o movimento Junho Violeta, dedicado à sensibilização da sociedade sobre as diferentes formas de violência que atingem pessoas com 60 anos ou mais. A campanha busca dar visibilidade a situações de abuso físico, psicológico, patrimonial, negligência e abandono, além de fortalecer estratégias de proteção e garantia de direitos.
Nesse contexto, a diretora da Senescentis, Dra. Michelle Clos, participou como palestrante do IV Simpósio sobre a Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, evento que reuniu profissionais, estudantes e grupos de convivência de pessoas idosas de Porto Alegre para refletir sobre proteção, cuidado, vulnerabilidades e formas de enfrentamento à violência.
Em sua apresentação, intitulada "Por trás dos golpes: em que momento as pessoas idosas se tornam vulneráveis?", Dra. Michelle abordou os fatores que podem aumentar a suscetibilidade das pessoas idosas a golpes financeiros e patrimoniais, com destaque para os chamados golpes do amor ou estelionatos afetivos. A palestra discutiu como aspectos como solidão, isolamento social, confiança excessiva e o uso crescente das tecnologias podem ser explorados por criminosos para estabelecer vínculos falsos e obter vantagens financeiras.
Mais do que alertar para os riscos, o encontro proporcionou um espaço de diálogo, troca de experiências e aprendizado coletivo. A participação ativa das pessoas idosas presentes evidenciou a importância da informação, da educação digital e do fortalecimento das redes de apoio como estratégias fundamentais para a prevenção da violência.
A programação também contou com importantes debates sobre a atuação da Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa, os limites e possibilidades da curatela e o abandono hospitalar de pessoas idosas, ampliando a reflexão sobre os desafios contemporâneos relacionados ao envelhecimento e à proteção social.

A Senescentis agradece à Dra. Anelise Crippa pelo convite e pela oportunidade de integrar um evento tão relevante para a promoção dos direitos da pessoa idosa. Iniciativas como essa reforçam a necessidade de manter o tema em pauta, contribuindo para uma sociedade mais consciente, respeitosa e comprometida com a dignidade no envelhecimento.
