Pré-venda do livro: Mudando de endereço

22/04/2018

O livro "Mudando de Endereço: como escolher um residencial geriátrico" é resultado de 13 anos de estudos e vivências nestas instituições da autora, Michelle Clos.

Foi o jeito lúdico e verdadeiro de contar a todos que passam pelo dilema da institucionalização o que realmente significa morar em um Residencial Geriátrico.

Ainda que seja um tema importante, poucos investimentos se tem para publicações nesta área, foi então que decidi buscar apoio coletivo para tirar esta ideia do papel e compartilhar com centenas de famílias que vivem as dúvidas e as incertezas da decisão da mudança de endereço. 

Um trechinho para você atiçar sua curiosidade:

Morar numa instituição é um ato de coragem, pois tu te despes de tudo aquilo que já viveu e aceita viver em um novo local, com novos colegas, novas pessoas, novas regras e, ao mesmo tempo em que tudo é novo, a lógica de funcionamento das instituições permanece exatamente a séculos.

Infelizmente há muito preconceito sobre a mudança para uma ILPI, porque ainda não se entende que as instituições podem ser espaço de cuidado e proteção.

Existe uma fantasia na cabeça das pessoas de que todos os idosos que moram em instituições são pessoas abandonadas pelos filhos. Porém muitas pessoas que hoje vivem em instituições de longa permanência nunca tiveram filhos e são sobrinhos, ex-patrões, vizinhos ou amigos que auxiliam no processo de transição da vida solitária para a vida em comunidade na ILPI. Também o fato de estar em uma ILPI pode representar a preocupação genuína dos filhos com o bem-estar de seus velhos.

Não existe uma hora exata para tomada desta decisão. Não há idade melhor ou pior para ingressar em um lar para idosos.

Ficou interessado?

Clique em QUERO COLABORAR e conheça nossa campanha na Kickante.

Sua contribuição é fundamental!