PORTFÓLIO

Cursos presenciais

Capacitação de Assistentes Sociais

Desenvolvimento de cursos e treinamentos para pequenos grupos no espaço Senescentis. Os conteúdos são desenvolvidos com base em análises das necessidades do mercado que presta serviços ao público 60+. Os cursos, oficinas de atualização e capacitações podem ser replicadas em outras localidades, conforme demanda.

Recursos Terapêuticos

Desenvolvimento e produção

Desenvolvimento de recursos terapêuticos, jogos e materiais para estimulação cognitiva, afetiva e sensorial de pessoas idosas com algum comprometimento. Materiais são desenvolvidos por profissional técnico especializado e confeccionados por artesãs. Desenvolvemos projetos e protótipos por demanda.

Curso EAD

Consultoria PNUD/MDH

O curso Das políticas às ações: Direitos da Pessoa Idosa no Brasil foi desenvolvido pela Dra. Michelle Clos - Diretora Técnica da Senescentis - em 2018, para compor o Programa Nacional de Educação Continuada em Direitos Humanos (PNEC_DH). 

Conferência Municipal 

Direito das pessoas idosas - Políticas Públicas

Organização e participação em Conferências Municipais dos direitos das Pessoas Idosas. No ano de 2019, a Senescentis compôs a comissão organizadora do Município de Veranópolis - RS e Palestrou no evento promovido pelo Município de Gravataí - RS. Em 2018, Dra. Michelle Clos participou como palestrante da Pré-Conferência dos direitos dos idosos na Região Sul-Centro-Sul em Porto Alegre.


Livro

"Mudando de Endereço: como escolher um residencial geriátrico".

Esta obra é direcionada para familiares e pessoas idosas que buscam orientações sobre o processo de ingresso em Residenciais Geriátricos. Contém a apresentação da autora sobre as motivações para escrita e um passo a passo sobre questões como localização, infraestrutura, rotinas e valores como itens fundamentais durante a pesquisa por opções de residência. Compartilha histórias de pessoas idosas, profissionais e familiares e tem por objetivo auxiliar na compreensão de que ir para um Residencial Geriátrico pode ser apenas uma troca de endereço.

Longevidade na WNews

Com Michelle Clos e Alexandre Cunha

Um programa pioneiro em rádio Web que aborda temas e discussões sobre longevidade e qualidade de vida.  O programa tem um formato interativo, toda a semana com um convidado especialista e tem os quadros: Mito da Semana, Idéias que inspiram e Semente de Longevidade.  

O programa foi ao ar todas as sextas-feiras em 2018 e pode ser revisto pelo canal no Youtube da Senescentis.


Relacionamento e Confiança

Oficinas, palestras, produção de conteúdo e representação em mídias

O SINAPERS é um parceiro que acreditou na proposta da SENESCENTIS e vem construindo conosco um relacionamento de confiança. Desde 2016 a Senescentis já desenvolveu em conjunto com o SINAPERS:

  • Diagnóstico situacional para elaboração de uma Proposta de Preparação para Aposentadoria (PPA);
  • Cartilha online para PPA;
  • Guia para pessoas idosas;
  • Padronização de fluxos de ações sócio-assistenciais;
  • Reestruturação de projetos sociais;
  • Oficinas temáticas nas áreas de qualidade de vida, memória e reorganização financeira;
  • Representação da entidade em seminários,  programas de rádio e televisão. 

Tudo isto pode ser conferido em: www.sinapers.org.br

Área de atuação: Promoção da Saúde e Geronto-tecnologias

Oficinas temáticas

Fórum Social Mundial - População Idosa

A SENESCENTIS acredita na participação social como estratégia de transformação de preconceitos e incapacidades no cuidado de pessoas idosas. No ano de 2018 a empresa esteve presente no FSM - População Idosa com uma oficina aberta ao público, conduzida pela TO Vanessa Clos, com a temática "Convivendo com a Demência". 

Área de atuação: Promoção da Saúde e Geronto-tecnologias 

Inclusão Digital

Projeto desenvolvido a partir de captação de recursos no Fundo do Idoso de Porto Alegre

Nosso parceiro, SINAPERS, contratou a Senescentis para elaboração de projeto de captação de recursos e desenvolvimento de Projeto Técnico de Oficinas de Inclusão digital a partir do uso de tablets e celulares.

O Projeto prevê a realização de 4 turmas, com capacidade para 16 alunos, até julho de 2018.

As oficinas são conduzidas semanalmente pela assessora parceira Vanessa Clos.

Área de atuação: Promoção da Saúde e Geronto-tecnologias